E

EBAL

Descoberto, Deserto; Monte situado em Samaria, em frente ao monte Gerizim. No monte Ebal eram pronunciadas as maldições (Dt 27.4-26).

ÉBANO

Madeira negra e dura que era empregada na fabricação de móveis, vasos e ídolos (Ez 27.15, RA).

EBEDE-MELEQUE

Escravo do Rei;   EUNUCO etíope que tirou Jeremias de um poço (Jr 38.7-13; 39.15-18).

EBENÉZER

Pedra de Ajuda; Aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas (1Sm 5.1). Mais tarde os israelitas venceram os filisteus e levantaram uma pedra a que chamaram de Ebenézer (1Sm 7.12).

ÉBER

Companheiro; Pai de Pelegue e de Joctã (Gn 10.25, RC; RA: Héber).

EBIONITAS

Seita cristã primitiva de orientação JUDAIZANTE e herética (v. HERESIA). Para os ebionitas Jesus era um simples ser humano, um profeta. Eles ensinavam que por ocasião do batismo Cristo desceu sobre Jesus, mas subiu outra vez antes da sua crucificação. Eles não aceitavam os ensinamentos de Paulo.

ÉBRIO

Bêbado (Jó 12.25).

ECBATANA

Capital da Média, onde Ciro decretou a reconstrução do Templo de Jerusalém (Ed 6.2, NTLH; RC e RA, Acmetá).

ECLESIASTES, LIVRO DE

Livro em que estão registrados os pensamentos do “Sábio” (NTLH; RA e RC, “Pregador”), um homem que meditou profundamente sobre a vida humana, com suas injustiças e decepções, e concluiu que “tudo é vaidade” (NTLH, “ilusão”). Nesse livro fala muitas vezes um cético, isto é, alguém que duvida de...

ECLESIÁSTICO

Livro APÓCRIFO, classificado como LITERATURA DE SABEDORIA. É conhecido também pelos nomes de “Sirácida” e “Sabedoria de Jesus, filho de Siraque”. Foi escrito em hebraico por Jesus, filho de Siraque. Mais tarde, aí por 132 a.C., foi traduzido para o grego pelo seu neto. O autor defende os valores...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>