M

MAMOM

Palavra aramaica para "saúde" ou "riqueza". Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro. (Lucas 16:13)

MANÁ

Alimento que Deus providenciou para os israelitas durante o êxodo. (Êxodo 16:31-32)

MÃO

Extremidade do braço humano a partir do pulso, que serve para o tato e apreensão dos objetos;   Medida de comprimento igual a 7,4 cm. É a medida da palma da mão na base dos dedos. É 1/3 do PALMO e 1/6 do CÔVADO (Êx 37.12, RC; RA, quatro dedos).

MAR VERMELHO

Este nome é usado para indicar três mares. 1) Nos caps. 13—14 de Êx o texto hebraico fala de Yam Suph, que quer dizer “mar dos Juncos”, uma região de lagos, provavelmente próxima de Sucote. Os antigos tradutores da Bíblia chamaram esse mar de “mar Vermelho”. E, por tradição, o nome ficou. 2) Mar...

MARANATA

Palavra aramaica para "Venha, nosso Senhor!". (I Coríntios 16:12)

MATUSALÉM

Filho de Enoque, e pai de Lameque; Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21)

MESSIAS

Palavra hebraica que significa "ungido". Se refere ao Salvador que os profetas do Antigo Testamento predisseram que nasceria de uma virgem em Belém. A forma grega é "Cristo". (João 1:41)

MIRRA

Resina retirada de uma pequena árvore que cresce no Oriente Médio. Dessa resina, se fazia um perfume muito agradável e um remédio que, misturado com vinho, servia como calmante. (Mateus 2:11)